Novo Bluetooth 5.0



De forma resumida, o Bluetooth pode ser definido como um sistema prático e rápido de compartilhamento pessoal ou simplesmente como uma conexão sem fio. Pode ocorrer entre quaisquer dispositivos compatíveis que estejam dentro do raio de alcance, sendo alguns deles os celulares, computadores, câmeras digitais, impressoras e afins.

A comunicação desenvolvida para esta tecnologia é via rádio, o que facilita a transferência de dados, mesmo estando em ambientes diferentes sem uma linha de visão permanente, e seu alcance de conexão é dividido em três classes:


  • Classe 1 – até 100 metros
  • Classe 2 – até 10 metros
  • Classe 3 – até 1 metro
3315461ed5914342ac106ab7aa7234d7.jpg


Confira abaixo algumas modificações melhoradas ao longo das atualizações:


  • Primeira versão 1.0, criada no ano de 1994, com uma velocidade padronizada de 721 Kbps, relativamente muito fraca.
  • Segunda versão 2.0, criada no ano de 2004, aumentando consideravelmente a velocidade para 2 Mbps.
  • Terceira versão 3.0, criada no ano de 2009, com uma velocidade de 26 Mbps e um controle de consumo energético mais inteligente.
  • Quarta versão 4.0, criada no final de 2009, mesmo ano da versão anterior, mas melhorada sob alguns aspectos, como um alcance muito mais longo, transferência de dados mais rápida e um gasto de bateria muito menor.


O dobro da velocidade, alcance quatro vezes maior e um suporte muito maior a conexões sem fio; o Bluetooth chega à sua quinta versão. A novidade vai permitir novas aplicações usando a tecnologia em casas conectadas e tudo que envolve a Internet das Coisas.

Desenvolvido há mais de 20 anos para permitir a comunicação entre telefones celulares e acessórios sem fio, o Bluetooth se tornou um padrão mundial de comunicação sem fio. Uma das suas principais características é o baixo consumo de energia.


A última atualização da tecnologia Bluetooth foi em 2009, quando surgiu o Bluetooth 4.0 – na época, a principal novidade foi uma velocidade maior de transmissão com um consumo ainda menor de energia. Em 1994, a versão 1.0 apresentava muitos problemas e erros de conexão; na época, a velocidade era de apenas 721 Kbps. Em 2004, o Bluetooth 2.0 elevou a velocidade de transmissão para até 2 Mbps. E, em 2009, com a versão 3.0 alcançou 24 Mbps.


O recém-anunciado Bluetooth 5 deve atingir a marca de 48 megabits por segundo e terá alcance 4 vezes maior. Mas a novidade mais interessante em relação ao novo Bluetooth é a capacidade de transmissão de dados sem a necessidade de uma conexão estabelecida. Isso vai acabar com aquela demora para emparelhar teclados sem fio ou conectar alto-falantes por-táteis. Em vez de solicitar o pareamento de um dispositivo, o Bluetooth 5 vai ser inteligente o bastante para avaliar e analisar o tipo de conexão necessária para transmitir determinada infor-mação. Isso abre uma série de novas possibilidades de aplicações para a tecnologia que a gente deve ver já embarcada em alguns aparelhos a partir do final deste ano.


Antes de fechar essa história, uma curiosidade interessante: o nome Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blåtand, mais conhecido como Harald Bluetooth, o popular Haroldo Dente-Azul... Dente-Azul foi o responsável por unificar a Dina-marca e a Noruega; em uma analogia, o nome Bluetooth foi escolhido para uma tecnologia que proporciona a unificação de diversos dispositivos: computadores, smartphones, tablets, mou-ses, teclados, fones de ouvido, impressoras e por aí vai.